Elizabeth Fernandes Martins: 3-5 NTE – Belém
Informática , Educação e suas perspectivas de uso.
O uso da informação tem assumido um papel importante na vida de um povo e provocado transformações em toda a sociedade. Neste contexto, nossas crianças nascem e convivem com um muno formatado pelas Tecnologias da Informática e Comunicação TIC, inseridas num mundo multivisual e multisonoro ficam fascinadas por tudo que as cercam.
Na busca de uma educação pública de qualidade, programas e projetos governamentais buscam prover condições que garantam esse “salto de qualidade”. Nessa perspectiva, a utilização de um ambiente tecnológico de aprendizagem interligado em rede de computadores conectados a Internet, permite o acesso enorme de informações sadias ou não e profundas transformações são detectadas nas relações professor e aluno no que se refe ao conhecimento. Então, faz-se necessário a escola acompanhar a evolução da ciência tecnológica, preparar crianças e jovens para a vida, além é claro de atender aos anseios reais da sociedade vigente. Sendo a construção do conhecimento um processo de internalização, quanto mais o nosso ensino for contextualizado mais chances se tem de formar cidadãos críticos, participativos, conscientes de seu papel na sociedade e autores de sua própria história. Portanto, nesta relação de ensino e aprendizagem entra o professor como mediador nessa questão, peça fundamental na integração do computador ao processo educacional, pois sua formação tecnológica deverá ser associada a sua prática pedagógica e este ao utilizar a plataforma Botosetlinux, seus aplicativos e diversas ferramentas computacionais tais como: Kwrit, KolourPaint, BrOffice.org.impress, criar desenhos no Tuxpaint, inserir textos artísticos (Fontwork), Pesquisar na Web, conectar-se por meio de e-mail e blog, cessar o e-Proinfo e tantas outras coisa, sem dúvida nenhuma terá mais um recurso didático a seu favor que o auxiliará de maneira prática, criativa e inovadora
Como percebemos, o desenvolvimento de um país dar-se pelo grau de informações que este detém em suas mãos. Nesta visão, cabe a escola como mola propulsora disseminar o conhecimento da Informática Educativa dentro da escola, mas para tanto o Setor Educacional precisa ser priorizado neste país, ter governantes sérios e compromissados com a Educação de base, em contra partida cabe às políticas públicas a grande parcela de investimento que responderá de fato ao novo paradigma educacional.
Autora: Elizabeth Fernandes Martins
Profª da EEEF Profª Norma Morhy
SEDUC - Belém/Pará
Informática , Educação e suas perspectivas de uso.
O uso da informação tem assumido um papel importante na vida de um povo e provocado transformações em toda a sociedade. Neste contexto, nossas crianças nascem e convivem com um muno formatado pelas Tecnologias da Informática e Comunicação TIC, inseridas num mundo multivisual e multisonoro ficam fascinadas por tudo que as cercam.
Na busca de uma educação pública de qualidade, programas e projetos governamentais buscam prover condições que garantam esse “salto de qualidade”. Nessa perspectiva, a utilização de um ambiente tecnológico de aprendizagem interligado em rede de computadores conectados a Internet, permite o acesso enorme de informações sadias ou não e profundas transformações são detectadas nas relações professor e aluno no que se refe ao conhecimento. Então, faz-se necessário a escola acompanhar a evolução da ciência tecnológica, preparar crianças e jovens para a vida, além é claro de atender aos anseios reais da sociedade vigente. Sendo a construção do conhecimento um processo de internalização, quanto mais o nosso ensino for contextualizado mais chances se tem de formar cidadãos críticos, participativos, conscientes de seu papel na sociedade e autores de sua própria história. Portanto, nesta relação de ensino e aprendizagem entra o professor como mediador nessa questão, peça fundamental na integração do computador ao processo educacional, pois sua formação tecnológica deverá ser associada a sua prática pedagógica e este ao utilizar a plataforma Botosetlinux, seus aplicativos e diversas ferramentas computacionais tais como: Kwrit, KolourPaint, BrOffice.org.impress, criar desenhos no Tuxpaint, inserir textos artísticos (Fontwork), Pesquisar na Web, conectar-se por meio de e-mail e blog, cessar o e-Proinfo e tantas outras coisa, sem dúvida nenhuma terá mais um recurso didático a seu favor que o auxiliará de maneira prática, criativa e inovadora
Como percebemos, o desenvolvimento de um país dar-se pelo grau de informações que este detém em suas mãos. Nesta visão, cabe a escola como mola propulsora disseminar o conhecimento da Informática Educativa dentro da escola, mas para tanto o Setor Educacional precisa ser priorizado neste país, ter governantes sérios e compromissados com a Educação de base, em contra partida cabe às políticas públicas a grande parcela de investimento que responderá de fato ao novo paradigma educacional.
Autora: Elizabeth Fernandes Martins
Profª da EEEF Profª Norma Morhy
SEDUC - Belém/Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário