terça-feira, 26 de maio de 2009

Experiência Fantástica

Trajetória de uma Olimpíada!

Desde o dia 09 de março de 2009, quando cadastrei a EEEF.Profª NORMA MORHY na OBA- Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, comecei a trabalhar o Conteúdo Programático de Astronomia,Astronáutica e Energia indicado para o Nível: 2. Na medida do possível fui trabalhando tais conteúdo nas diversas disciplinas como: Português, Matemática,Ciências, Geografia, História e Ensino de Arte.
Interessante pela primeira vezes estou participando de uma olimpíada desse nível assim como também as minhas turmas da 3ª série. É uma oportunidade de ouro para nossas crianças, pois são carentes e de baixo nível sócio-econômico, mas acredito piamente no potencial delas. Foi nessa crença e confiança que aceitei essa responsabilidade de ser Profª Representante da OBA em nossa escola. Sabia que não ia ser nada fácil, então conversei com os pais dos alunos e esclareci a eles que tínhamos um grande desafio pela frente mas que iríamos até o fim, vi no semblante de alguns pais a preocupação e a não confiança em seus próprios filhos pois achavam que não dariam conta desse desafio e os subestimaram. Mas eu estava confiante e sabia que eles dariam conta do recado participando ativamente de todas as etapas adequadas ao nível da turma e aí nessa trajetória chegaríamos no dia prova da OBA com muita calma e elegância, expressão usada por um dos professores colaboradores. Foi de fundamental importância a colaboração da família nessa maratona e passei essa convicção aos pais juntamente com a direção e os professores colaboradores partimos para ação, pois tínhamos um cronograma a cumprir pré-determinado pela coordenação da OBA.
Geralmente usávamos dois dias na semana para desenvolver o conteúdo, pesquisar na internet nos dias intercalados, Atlas geográfico espacial, livros de histórias relacionadas a astronomia, poemas foram trazidos pelos alunos e informações variadas foram ventiladas em sala de aula. Além, é claro do material didático de apoio fornecido pela OBA através dos correios, apesar da quantidade ser insuficiente foi de grande valor para todos, pois os nossos alunos gostaram do DVD “De Olho no Céu”, da estrelinha com pedaços de meteorito, do cartaz Você tem um ET em seu quintal? e das atividades práticas sugeridas nas correspondências recebidas. Foram dois meses e uma semana até a data da prova que ocorreu no dia 15/05/2009. Muita leitura, informações, pesquisas, curiosidades e comentários diversos foram surgindo e a cada envelope recebido eu comunicava as novidades para os alunos e assim como fermento, crescia a vontade de participar de verdade de uma olimpíada. Só o fato dos alunos saberem que irão ganhar uma medalha já faz os seus olhinhos brilharem como as estrelas no céu e pela chance de participar de um evento desse porte já é um desafio enorme, além da honra de mostrar que são capazes sim, bastando só alimentar essa capacidade e acreditar em seu potencial.
Creio que os objetivos da OBA foram alcançados, pois os alunos estão mais interessados em assuntos ligados a astronomia, leiam e pesquisam muito mais do que antes, atividades práticas despertaram sua curiosidade e o desejo de descobrir o que há de tão interessante no céu é fascinante. Há se tivéssemos um telescópio em nossa escola seria fantástico mais a chegada de uma luneta já é gratificante para nós. Valeu mesmo a participação de todos!
Agradeço a direção da escola pelo apoio, aos professores colaboradores, pais e responsáveis de alunos, e aos próprios alunos participantes da OBA por termos chegado a reta final. Isto prova que nossas crianças são capazes, competentes e vencedoras só pelo fato de terem participado da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA, evento alusivo ao Ano Internacional da Astronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário