quinta-feira, 30 de abril de 2009
Avaliando o curso
Formação Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com TICS
Dois meses foi a duração do curso. Foi ótimo, conquistei novas amizades de maneira divertida e construtiva, houve muitas trocas de experiências válidas pois nessa integração e interação aprendemos coisas novas, mais também ensinamos pois nossa convivência em sala de aula nos faz construtores de conhecimentos melhorando assim nossa prática pedagógica. A profª Rosistela, foi fantástica, com seu carisma foi sutilmente aplicando o conteúdo e nos fazendo colocar em prática. Merece nota 10 pelo seu carinho, esforço, competência e responsabilidade. Atribuo 10 ao entrosamento da turma além da simpatia e solidariedade de todos. Cito alguns pontos que considero importantes na minha avaliação.
Pontos positivos:
- Assiduidade e pontualidade por parte da professora.
- Receptividade dos professores no 1º dia de aula.
- Domínio e competência da professora.
- Serviço de Segurança sempre presente.
- Apostila bem elaborada e com linguagem clara.
Pontos Negativos:
- Posição do quadro magnético inadequada.
- Falta de cafezinho à noite.
- Banheiros sujos devido a falta de pessoal de apoio.
- Certos computadores lentos demais devem ser substituídos.
- Carga horária pequena para tanto conteúdo.
Sugestão:
- Aumento na carga horária do curso para melhor absorção do conteúdo e conseqüentemente maior aplicabilidade do mesmo.
Parabéns a toda equipe do NTE –Belém/Pa
Profª lotada na EEEF Profª Norma Morhy
Elizabeth Fernandes Martins
terça-feira, 14 de abril de 2009
Formação continuada: o que é mesmo isso?
Me sinto atordoada, incomodada, tenho curiosidade, sei muito pouco e preciso saber um pouco mais. Fico curiosa, quero saber como funciona, se vai dar certo, se o resultado esperado vai ser alcançado, como vai ser processado ou avaliado o “novo” na escola. Faz- se necessário acompanhar a evolução e os avanços que a vida social nos exige. Daí a aprendizagem ser constante e construída através da interação diária com as pessoas. Sempre que é possível faço curso de capacitação ou qualificação profissional que ajudam a minha prática pedagógica inovando diariamente. Participei do Fórum de educação, Fórum Social Mundial que ocorreu em Belém. Creio que a Formação Continuada é importante para o profissional que busca qualidade e mudança em seu trabalho é isso que no momento estou fazendo.
Quem sou eu como aprendiz
Gostaria de aprender com facilidade e saber manusear o computador de maneira prática, que me auxiliasse em tarefas e atividades complementares que usando com habilidade certos soft. educativos. Como aprendiz às vezes tenho dificuldades e fico na dúvida, não é isso que quero ou o que devo fazer; fechar?, cancelar?... Fico até chateada pois me sinto analfabeta diante da tela e perco muito tempo, ás vezes horas e horas querendo entender. Acho que estou aprendendo, sou curiosa e gosto de desafios pois entendo que aprender é fazer, construir conhecimento, praticar, manipular concretamente o desconhecido no caso, as funções desempenhadas pelo computador.
Quem sou como professora?
Como professora para mim ensinar é trocar experiências e aprender acrescentando algo que está sendo questionado, mostrar a importância daquilo que estamos conversando e fazendo conexão com a nossa vida. Tentando em minha prática contextualizar o ensino, pois tem que ter significado para meu aluno e tornar-se para ele prazeroso vir e está na escola. As vezes tenho dificuldade em fazê–lo entender, uso vários artifícios para me fazer compreender, uso textos, pesquiso na internet algo que me abra as idéias, ás vezes não encontro aquilo que quero, sendo desafio para mim pois estou me alfabetizando com o computador. Inovando assim minha prática pedagógica.
Meus alunos e as TICs
Em sondagem coletiva, perguntando aos meus alunos se tinham acesso ao computador, a maioria deles não tem devido a condição financeira da família, pois há pais desempregados. Mais há alunos que tem acesso no Cyber e comentam que gostam do MSN, ás vezes utilizam jogos que mexam com a reflexão ou envolvam competições, não falam em sites pois vão com irmão ou primos mais velhos que os ajudam a brincar ou bater papo. Procurar pesquisa na internet ás vezes é a mãe, tia ou pai que ver ou procura informações no computador do seu patrão ou trabalho.
Minha escola e as TIC
A escola Norma Morhy, a qual trabalho tem se preocupado em levar conhecimento e informações que se relacionam com o dia – a – dia da comunidade escolar. Questões do meio ambiente são trabalhadas, visto a área que circulam a escola ser deagradável devido acúmulo de lixo e o canal da Generalíssimo á céu aberto servir de deposito de entulho de toda a natureza causando transtorno ao povo e colocando em risco a saúde de todos. Palestras são ministradas a comunidade local, feira da cultura é trabalhado temas que conscientizem as pessoas de preservar nossos recursos naturais e conserva – los buscando melhor qualidade de vida tanto para a comunidade local como a escola que fazem parte nesse contexto.
Crédito da imagem: http://i233.photobucket.com/albums/ee240/Joanirse/Curso%20100h/tecn_info.jpg